2022 termina com Mercúrio Retrógrado em Capricórnio

Eventos astrológicos de agosto

Em 29 de dezembro, Mercúrio Retrógrado acontece pela quarta vez em 2022, iniciando um novo paradigma econômico a partir do reino de Capricórnio. Após um ano de mudanças, conflitos e caos, como será esse retrógrado e o que isso significa para a astrologia de 2023?

Chegando depois de uma semana caótica, Mercúrio Retrógrado promete mexer ainda mais em nossos arranjos cuidadosamente planejados para um ano novo perfeito. Veja como trabalhar com essa onda de caos e entender o jogo do deus trapaceiro dentro de um jogo.

LEIA TAMBÉM

FUNDAMENTOS DE MERCÚRIO RETRÓGRADO

Para mudanças globais que mudam a cultura, recorra aos antigos deuses: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Mas para entender a época, para entender o maciço através das lentes do cotidiano, nós, meros humanos, recorremos a Mercúrio – ou Hermes – o deus mensageiro, descrito nos Hinos Órficos de Athanassakis como “um profeta amoroso para os mortais”. Mercúrio rege a ação, transmissão, comunicação e manifestação; ele é a mão segurando o pincel, a Paper Girl jogando as manchetes na sua porta, o funcionário do teatro distribuindo os óculos 3D. Mercúrio impregna o cotidiano com ressonância divina, ajudando a liberar seu maior potencial da abstração para a realidade.

Os retrógrados ocorrem quando a Terra “alcança” outro planeta em sua órbita do sol, produzindo a sensação de viagem que você pode experimentar enquanto está em um trem, testemunhando outro trem em movimento paralelo: um de nós está ficando para trás, desacelerando ou preso no lugar? Quando Mercúrio retrocede, essa desorientação se estende ao prático, logístico e essencial. Parece que todos os mecanismos de trabalho em sua vida desaceleram, ficam para trás ou travam. Embora a maioria dos planetas tenha períodos retrógrados, Mercúrio enlouquece com mais frequência e seus efeitos são sentidos imediatamente.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Sinta-se como se já tivesse lido este artigo antes – mesmo neste ano? De fato, este é o segundo Mercúrio retrógrado de 2022 em Capricórnio, depois da edição híbrida Aquário-Capricórnio de janeiro. E, além disso, 2023 também apresentará um segundo Capricórnio retrógrado. Porque agora? Porque isso? Três dos retrógrados de 2022 foram híbridos, que se lançaram em signos de ar e progrediram em signos de terra. Os signos de ar lidam com o social e teórico, enquanto os signos de terra cobrem questões práticas. Os retrógrados dos signos de ar de 2021-2022 ajudam a nos aclimatar a uma nova realidade social, a uma mudança no discurso público e no diálogo digital após a crise de 2020. Com os dois últimos mais ou menos eliminados, os retrógrados do signo de terra forçam um acerto de contas com a indústria. Como vamos nos sustentar nesta nova ordem mundial? Qual é o nosso valor? Como é o trabalho para nós?

Embora os retrógrados de Touro e Virgem de 2023 resolvam os problemas de sua realidade financeira, as edições repetidas de Capricórnio servem a um propósito mais específico: ajustá-lo a um novo paradigma. Capricórnio é o signo do chefe, chefe, general e paladino; é aqui que os acordos são feitos para garantir um futuro abrangente para toda a corporação. À medida que Mercúrio retrocede repetidamente em Capricórnio, Plutão começa seu desenlace no mesmo domínio antes de entrar em Aquário em 2023. No que parece ser um ritmo acelerado, Plutão está dizimando muitas das indústrias falsamente prometidas dos últimos anos: o comércio NFT, streaming de entretenimento e mídia social. Enquanto FTX, HBO MAX e Twitter caem para a arrogância masculina previsível, Mercury ri e segue em frente.

MERCÚRIO RETRÓGRADO: COMO LIDAR

Onde esse Mercúrio retrógrado deixa você? Essencialmente, você descobrirá sua própria merda enquanto o mundo continua girando (e ocasionalmente travando). Capricórnio é o signo da longevidade, e quando Mercúrio puxa o tapete debaixo de você, você é chamado para provar sua desenvoltura, inteligência e visão, como Buffy fez quando perdeu seus poderes. Você dará uma olhada séria em suas finanças, suas ambições e o que está impedindo você. Os capricornianos têm uma má reputação por sua praticidade implacável, sua adesão ao planejamento dentro da razão. Mas quando Mercúrio retrocede neste signo, você tem a chance de se libertar de quaisquer ilusões, padrões limitantes e velhas crenças. Você tem tempo para construir algo real, algo robusto, do zero.

Tome a conjunção de Mercúrio com Vênus e Plutão em 29 de dezembro para contemplar o que precisa expirar para que seus sonhos tomem forma – quais gastos, obrigações ou comportamentos inúteis estão no caminho de seu futuro. A lua cheia de Câncer em 6 de janeiro, seguida por uma conjunção sol-Mercúrio (ou cazimi) no sétimo dia, faz com que tudo pareça possível, se você puder estabelecer as bases para isso. Em 12 de janeiro, Marte termina seu longo retrógrado em Gêmeos, encerrando um período de ambivalência criativa e experimentação, que provavelmente rendeu pouca produtividade, mas grandes possibilidades. Empregue esse retrógrado, então, como um momento de visão lúcida, além de sonhar e manifestar, quando você pode fazer um orçamento, se organizar e começar a marcha para a frente.

Claro, como acontece com todos os retrógrados de Mercúrio, você é encorajado a não atirar em nenhum desses planos até que o deus trapaceiro seja direto. Faça o máximo que puder de retrabalho nos bastidores, mas não force. Evite fazer planos de viagem ou assinar contratos durante o retrógrado e tente manter suas responsabilidades leves até depois do dia 18. Quaisquer arranjos desnecessários que você fizer para se manter ocupado serão uma benção para o caos de Mercúrio. Não o tente. Em vez disso, tome isso como um tempo intermediário, um momento liminar para recuperar o fôlego, enfrentar suas besteiras e olhar para frente. O futuro é realmente seu… o que significa que você terá que ser responsável por ele.

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.

Back to top